Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mimada, baderneira ou responsável?

 Uma forma de analisar os representantes políticos de um País, é observar a gestão do governo vigente, suas práticas, seu posicionamento, se há uma sincronia entre discursos e medidas. O que é sensato. Porém analisar a oposição pode responder mais e em menos tempo dúvidas como: "Os representantes políticos agem como umas crianças mimadas, adolescentes baderneiros ou adultos responsáveis?"

 Obter esta resposta exige uma pergunta básica ao analisar uma oposição: A oposição pratica o "Não" egoísta, a reflexão cautelosa ou a camaradagem promiscua?

Fotos: comunidadecatolicasiloe.com.br

O não egoísta representa o estado infantil da cultura política. Se concentra em barrar tudo que o governo propuser, mesmo sendo interessante para o País, em negar tudo que de positivo o governo fizera ou faz, portanto que isto não arranhe a imagem oposicionista perante a opinião pública, com o intuito de impedir a reeleição governista e colocar um companheiro no lugar. Mesmo que isto implique agravar o caos em infra-estrutura, e setores vitais como saúde, educação, emprego e segurança, prejudicando diretamente a população. A população é secundária para este tipo de oposição, mediante ao seu objetivo maior de ser o dono da doceria. Não possui representantes maduros o suficiente para deixar a vaidade de lado, e pensar no bem de todos.

 Como o PT em seu tempo de atirador de pedras na vidraça, que foi contra o programa de responsabilidade fiscal e contra o plano real. Como os Republicanos nos EUA, que nas palavras de Mitch McConell, líder republicano no senado: "A coisa mais importante que temos de fazer é garantir que ele, [Obama], só tenha um mandato". Ou seja, o impedir de governar em seu governo, mesmo que isto signifique afundar ainda mais o País na lama.

 A reflexão cautelosa é um estágio adquirido depois de uma certa vivência, boas doses de cultura, e a consciência da responsabilidade do cargo que se ocupa. Consiste em fazer algo simples e até óbvio, mas de aplicação rara: analisar qual o benefício que a população ganharia com as propostas governistas. Muito bom? Bom? Nenhum? Refletir e chegar a uma conclusão, se posicionando favorável ou contra. É o ideal de oposição. No discurso, é o tipo de oposição que os Tucanos Geraldo Alckmim e Beto Richa governadores eleitos respectivamente de São Paulo e Paraná pregam. Veremos no transcorrer dos fatos.

Imagem: scarlletariana.blogspot.com

 Neste aspecto os Tucanos não foram de todo mal como oposição, foram moderados, as vezes beirando a parceria, realizando o terceiro tipo de oposição que coloquei acima, e que discorrerei a seguir.

 Antes, só queria dizer que ao mesmo tempo que os Tucanos praticaram, (digo o verbo no passado, pois hoje há uma indefinição no partido para que tipo de oposição seguir), a oposição moderada, também praticaram a oposição suicida, pois foram mais duro com o seu próprio passado, renegando FHC, do que com o PT, parecendo uma espécie de orgão fiscalizador perpétuo do que um partido político de oposição, pois desconstruiu a sua história e as virtudes deste.

 A camaradagem promíscua se dá, quando a oposição se diz representante de uma corrente contrária ao do governo em frente a plateia, mas por trás das cortinas recitam o mesmo texto. E pode ter certeza que geralmente nesta camaradagem, o texto que se lê é referente a alguma piada sobre nós, revelando a nossa ignorância.

Imagem: ciadosbotecos.blogspot.com

 Tucanos e Petistas revelaram esta simbiose de interesses no mensalão, pois até hoje ele embolora em alguma gaveta esquecida; para não me alongar demais, basta saber que o setor de telecomunicações foram muito importante nos governos dos dois partidos.

 Tendo em vista estas descrições, analise a partir de Janeiro, se a oposição merecerá um chocalho, um xadrez, ou um prestobarba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário