Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Você sabe que seu filho lê William Blake?

Imagem: blig.ig.com.br


  Os quadrinhos é uma arte muito deturpada, pois é classificada invariavelmente como algo para crianças somente, o que não condiz com a realidade. Não mesmo. Os quadrinhos fora o primeiro veículo voltado para o público infanto - juvenil que "cresceu", que abordou assuntos de gente grande, e que inaugurou uma tendência que se espalhou para outros veículos que detinham a mesma imagem, como os desenhos animados e principalmente os videogames.

ImageShack, share photos, pictures, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting site
Imagem: .imageshack.us

 Qual outro veículo destinado para este público que tocou no assunto drogas nos anos 70, como nas imortais The Amazing Spider-Man 97 - 99? Ou surpreendeu ao transportar o leitor para o submundo da cidade com o seu tom sombrio e as figuras decadentes da noite como o Daredevil de Frank Miller nos anos 80? Arco de histórias aliás, que alcançou seu ápice, no assassinato da personagem Elektra, devidamente exposta, passo-a-passo. Pode ser  que  acontecimentos semelhantes tenham ocorrido antes em outras revistas, mas estas são as que tenho como referências.

Imagem: www.coverbrowser.com


 Ilustração: www.comicsbulletin.com

     

 Não quero passar a impressão que os quadrinhos busquem se desvincular da imagem de infantil a qualquer custo, e que para isso acredita que precisa injetar sangue em suas páginas, embora como sempre, sempre existe alguém que pense desta forma, propiciando revistas como a do Justiceiro, cuja criatividade se concentrar em como matar de maneira inovadora.
 Os quadrinhos alcançou a maturidade na escolha de seus argumentos. Qual filme cujo público alvo seja o infanto cita William Blake hoje? Leia "A última caçada de Kraven", ou a saga "Origem" ambas da editora Marvel, e tente imaginar o expectador de Monstrons S.A como leitor buscando contextualizar:

  Tigre, tigre, viva a chama
  Que as florestas da noite inflama
  Que olho ou mão imortal poderia
  Traçar-te a horrível simetria?
(Trecho do poema de Wlliam Blake "O tigre").

 Falo com segurança que os quadrinhos é o primeiro veículo infanto que remodelou a sua fórmula para buscar a atenção dos mais velhos, mas ainda jovens, e hoje pode se dizer que nenhuma faixa etária pode se considerar órfão neste universo.



Imagem : www.emule.com.br



Pode-se discutir se as editoras perceberam um futuro mais liberal próximo, e sentiu a necessidade de mudanças, ou foram induzidas pela situação de mercado, mas o fato, é que há muito tempo os quadrinhos deixou de ser uma plataforma de entretenimento pueril, (Salvo aqueles que deixam bem claro qual é o seu público-alvo, ao contrário dos quadrinhos de super-herois por exemplo, que acho inviável qualquer forma de classificação), e se tornou um canal de debate de assuntos importantes, como política, (Liga da justiça, inclusive em epsódios da série de Tv), questões morais, questionamentos sobre a cobertura dos orgãos de comunicação em nosso cotidiano, (O cavaleiro das trevas), e até filosóficos, (Watchman e Sandman).


O cavaleiro das Trevas, história cult do Batman criada por Frank Miller
Imagem:  novidadesdecinemaehq.arteblog.com.br


 O pioneirismo pode ser constatado, ao observar os outros veículos, como os videogames. Quem percebeu que seria mais interessante e rentável, buscar a atenção dos pais e não somente das crianças, não fora a Atari e nem a Nintendo, e sim a Sony com o seu Playstation no início dos anos 90. (Bom, basta lembrar da série Resident Evil que se iniciou neste período). O mesmo com os desenhos, embora não me recorde de algum divisor de águas, posso chutar que foram os animes quando "ganharam o Mundo", mas sem dúvida isto não ocorreu  na época que He-man gritava que tinha a força.

ImageShack, share photos of onde baixar os hq wolverine origem 4, verdadeiro nome do wolverine, wolverine a origem, nomes dos viloes do wolverine, share pictures of onde baixar os hq wolverine origem 4, verdadeiro nome do wolverine, wolverine a origem, nomes dos viloes do wolverine, share video of onde baixar os hq wolverine origem 4, verdadeiro nome do wolverine, wolverine a origem, nomes dos viloes do wolverine, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting.
Imagem:  link--mania.blogspot.com

 Sério, acredite, tem muito quadrinho de qualidade e com boa bagagem cultural, que estimula o raciocínio, a reflexão, que arrebenta um monte de porcariada Hollywoodiana. E não se atenha somente no Tio Sam, tem muita coisa boa em outras bandas. Se você ainda possui uma visão infantilizada dos quadrinhos, visite-os, eles vão te surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário