Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

3º parte do projeto: Apresentação da empresa

Foto: urca.net

Prosseguindo com a exposição da primeira parte do projeto de comunicação interna, (mais detalhes vide arquivo do blog), esta terceira parte é dedicada a apresentação da empresa.

 Neste trecho do projeto, é importante ser bem objetivo, sem minúcias que fuja do foco, ou que não possua relevância em nenhum aspecto com o plano de comunicação. Exemplo: "O nome da empresa, surgiu após um acidente que o cachorro do sobrinho do proprietário, sofreu em Maio de...". Seja conciso. Relate apenas acontecimentos de importância, que determinaram o futuro da empresa, responsáveis pelo que é hoje.

 Exemplificando: Se a empresa em determinado momento de sua história, ampliou o seu leque de atuação, e hoje é reconhecida pelo trabalho que presta dentro destes campos, é um fato de relevância. Se está em período de expansão de seus negócios, com aquisições iniciadas em determinado período, merece também o mencionamento. Apenas exemplos entre tantos outros, mas espero que o suficiente para transmitir o conceito.
Imagem: clubedeautores.ning.com

 Outro ponto importante, é procurar não analisar a empresa com um "sorriso", isto é, elogiá-la como se fizesse parte da empresa, jamais use o termo "nós", "nosso", lembre-se, você fora contratado para diagnosticar um possível ponto fraco, que precisa ser trabalhado, é necessário uma análise fria, distanciada.

 Sobre a pesquisa de informações em relação a empresa, volto a utilizar um termo que empreguei em um post passado: "Trabalho braçal". Isto é com você. Pesquise tudo o que puder para fazer uma apresentação com bom conteúdo e informações relevantes.

 Coloco abaixo o trecho do trabalho, que desenvolvi juntamente com o meu grupo/ agência. E vale lembrar que a empresa que analisamos, fora o Fleury medicina e saúde:

Apresentação do Fleury

Foto: maximuslife.com.br

O Grupo Fleury foi fundado pelo Drº Gastão Fleury da Silveira, no ano de 1926 na cidade de São Paulo. No início, o grupo oferecia serviços de análises clínicas, porém, com o passar dos anos sua rede foi ampliada, passando a realizar mais de 3.000 testes em 37 áreas da medicina. Sua sede técnico-administrativa é um complexo de 13.000 m², equipado para atender uma demanda de 20 milhões de exames por ano, foi inaugurada no ano de 2001 e está localizada no bairro do Jabaquara em São Paulo.

No ano de 2002, iniciou um processo de aquisições de empresas do setor em suas 16 marcas, com o propósito de crescimento no mercado de medicina diagnóstica, totalizando 150 unidades de atendimento, distribuídas por: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Pernambuco e Paraná. Hoje também possui parcerias com empresas internacionais como: Mayo Clinic, Nicols Institute, Myriad Genetics, Tricho-Tech e Pediatrix Screening. Em 2007, o Grupo teve nova estrutura, incorporando quatro novas unidades de negócios: Fleury Medicina Diagnóstica, NKB Medicina Diagnóstica, Fleury Hospital-Dia e Fleury Gestão de Saúde. Em medicina diagnóstica, o Grupo realiza cerca de 30 milhões de exames por ano, em suas 150 unidades de atendimento

A central de agendamentos funciona 24 horas e recebe cerca de 5.000 ligações por dia, além de agendar a central também tira dúvidas e orienta os pacientes sobre os preparos necessários para realização de exames. São oferecidos serviços de vacinação, check-up, medicina preventiva, aconselhamento genético, exames de análises clínicas, imagem e outros exames diagnósticos em especialidades médicas.

    Segundo o site do Grupo Fleury, a missão, visão e valores da empresa são voltados para as soluções integradas, excelência no atendimento e serviços, inovação e bem estar. O grupo também enfatiza a cultura, promovendo gincanas entre jovens universitários, oficinas de artes e cidadania como atividade de inclusão social e exposições periódicas. Atualmente está em cartaz a exposição Colorir a Vida, que pode ser vista na unidade do Itaim em São Paulo. Contudo, fica visível um possível vinculo com a 29º Bienal de São Paulo, já que, o Grupo tem como valores o incentivo a cultura, e relacionar a sua marca a um evento que é mundialmente conhecido, sem dúvida, seria muito significativo agregando ainda mais valor à marca perante o público. Como relata o site, o Grupo se preocupa com o bem estar do próximo, deseja proporcionar as pessoas um momento de lazer e conhecimento.

    Suas unidades possuem equipamentos altamente modernos para atender aos clientes da classe A e B, mas também, possui planos que possam atender as classes C e D, o que também é observável na 29º Bienal de São Paulo, que nesta edição tem como proposta atingir todos os públicos, despertando no ser humano o desejo de visitar um evento cultural, de fazer com que esse fato se torne parte da sua cultura.

   Como o fato de promover projetos culturais e beneficiar o próximo é algo que esteja relacionado aos preceitos do Grupo Fleury, unir seu nome ao da 29º Bienal não seria uma possibilidade remota.

2 comentários:

  1. Olá, Lennon!

    Muito bom conhecer seu blog e suas ideias. Continuarei acompanhando. Um grande abraço. Luiz Santiago

    ResponderExcluir