Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O poder nas organizações

 Existem 3 modelos de poder que as organizações seguem, que são: o coercitivo, o utilitário e o normativo.


Poder coercitivo = coerção, ameaças, punição, intimidação.
É um modelo de exercer o poder se utilizando da força, com rigor, de obter resultados através da total obediência do subordinado, o enquadrando e punindo severamente caso descumpra alguma regra.

Poder utilitário = remuneração, benefícios maiores, (dinheiro), se seguir a regra, prêmios, vantagens.
Este modelo busca estimular a produção e o cumprimento das metas, se valendo do individualismo, quem mais produzir mais ganhos obterá, claro, desde que cumprindo as regras.

Poder normativo: Normas, acreditar,(ter fé), na norma.
Modelo que se baseia inteiramente nas normas para a condução dos trabalhos no dia-a-dia, a expressão popular "ame-o ou deixe-o" se aplica perfeitamente aqui.

 Coloco também, os tipos de consentimentos que cada um desses modelos de poder tolera. Mas coloco antes os tipos de consentimentos existentes:

Alienado = Não se importa com a organização.
Calculista = Toma-lá-dá-cá = envolvimento = ganho.
Engajado = Dedicação = amor = organização = casa = defende valores e princípios da organização = trabalha até sem receber.

Relação:  
 
Poder         -    Consentir
Coercitivo   -    Alienado
Utilitarismo  -   Calculista
Normativo   -    Engajado

Nenhum comentário:

Postar um comentário