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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Projeto parte 2: Públicos e objetivos.

Começo a detalhar os capítulos da segunda parte do plano de comunicação institucional interna, mais detalhes veja "O projeto parte 2: plano de campanha institucional" no arquivo do blog.

 O primeiro item trata da definição do público alvo e dos objetivos.

Esta parte é importante porque a partir da definição do público-alvo, poderá se analisar qual será a melhor forma de comunicação com ele, com que ele interage em seu trabalho, computador? Rádio? Qual o local mais adequado para se comunicar com ele, que tipo de meio e veículo seria o ideal para se comunicar com este público. Entenda que este capítulo não pede a exposição de uma análise de determinado público que justifique certas decisões, apenas a menção de quem é este público ou públicos, de maneira direta e simples. Se detalho, é apenas para demonstrar o porquê que se pede tal informação e qual a sua utilidade. No trabalho que o grupo/agência que participo realizou, fora vários públicos, terceirizados ou não, de médicos a seguranças,( a saber a empresa que fora selecionada para nós, é a Fleury medicina e saúde).

O segundo item são os objetivos. Há saber existem 3 tipos de objetivos em um plano de comunicação interna:

Informações integradas:

 Se em sua análise PFOA,(ver arquivo do blog "6º parte: análise PFOA"), você e sua agência detectou falhas de comuunicação na empresa e sendo esta a principal fonte geradora de problemas, você pode voltar a campanha institucional interna objetivando oferecer soluções para este problema.

Aprimorar a existente:

 Se já existe uma comunicação sólida mas que enfrenta certos problemas e sendo de natureza grave, pode se direcionar para propor soluções este respeito.

 Equalize os objetivos:
 Se percebe uma certaa desmotivação entre os funcionários em relação a carreira, ao que a empresa oferece e ao que objetivam, pode-se procurar ações que busque fazer com que os funcionários se sintam atraídos e com interesse em relação aos objetivos da empresa, e do rumo profissional que esta oferece para a carreira do colaborador.


Coloco na íntegra este capítulo do trabalho que desenvolvi junto com o grupo/agência Láurea comunicações: 


Imagem:  raissahamond.blogspot.com


1 Plano de Comunicação Institucional - Objetivos


1.1 Qual o público?

O público interno: colaboradores diretos e terceirizados.

1.2 Quais os objetivos?

Mostrar para todos a importância da cultura , inclusive o porque a empresa está patrocinando a Bienal, ou seja; ela acredita no desenvolvimento humano. Promover com eficácia a integração de funcionários, construindo um clima favorável entre os mesmos.


Curto prazo: Rede de informações integradas com grau de impacto eficiente, permitindo aos funcionários ciência das atividades que a empresa desenvolve

Médio: Despertar interesse dos funcionários na participação em atividades culturais, através das informações que fornecemos e promoções que realizamos.

Longo: Hábito estabelecido de participação em atividades culturais de maneira espontânea, promovendo a integração entre os funcionários e fortalecendo o clima organizacional.

















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