Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Museu do catavento





Motor de veículo antigo

(Idem)


Representação do sol

















 
Como um futuro comunicólogo, devo transformar em rotina o meu olhar profissional, ao me deparar com qualquer instituição. A comunicação está em todos os lugares, inclusive nos momentos de lazer.

 No fim de semana do feriado de 12 de Outubro, fui juntamente com um colega, para o museu do catavento, recolher material para um trabalho de outra atividade que não inclui comunicação. Mas aproveitei, para  observar a comunicação do museu, para fazer um relatório das impressões que tive, e entregar para a faculdade, pois serve como banco de horas.

 O museu do Catavento, é uma organização social de cultura, situado no antigo prédio do palácio das indústrias, "em que todos, especilamente os jovens, encontrarão exposições interativas que monstram fenômenos da ciência e temas atuais da sociedade brasileira".
 "O prédio está dividido em 4 seções: Universo, vida, engenho e sociedade". (Trecho do cartão de entrada).

 Pude observar, que realmente, o museu cumpre com o seu objetivo em chamar a atenção das crianças, seu público-alvo, (aliás, recomendam que as crianças, tenham no mínimo 6 anos para a visita), fazendo com que interajam com os assuntos que abordam, através de maquetes, de espaços temáticos, painéis, tudo acompanhado por monitores no caso de visitas marcadas, e explicações didáticas e objetivivas inseridas textualmente em cada objeto.

 Vou colocar uma série de exemplos, para tentar dimensionar esta interação:

- Há uma sala chamada "Sala das Ilusões", onde fica espalhada vários desenhos quadriculados em preto e branco, estes possuem um painel que ensina as crianças, apertarem os botões corretos para fazer estas figuras girarem, e dependendo das figuras, elas acabam enxergando outras cores ou outras formas; neste mesmo painel, há um texto explicancando como ocorre o fenômeno.

-No espaço "Vida", há uma sala temática, falando sobre a nossa fauna, muito bem colorida, nos passando a sensação de estarmos em uma floresta, com fotos de alguns animais e textos sobre.
 Logo passamos para outra sala, abordando outras espécies, com bonecos de cera espalhados; paredes ilustradas explicando sobre os tipos existentes, aves em extinção no Brasil, e diversos assuntos que tange o tema. Há pequenas telas espalhadas pela sala inteira, com documentários curtos sobre os temas que abordam. No centro da sala, se encontra computadores com fones de ouvido, que reproduzem cantos de centenas de passáros e através de um jogo, estimula as crianças a reconhecerem a ave do canto.

- Outro espaço bem interessante, é o "Universo". É uma sala escura, com painéis falando sobre as estrelas, planetas e constelações. O texto é composto de imagens das constelações. Há uma parede, com vários orifícios, que a criança olhando, observa uma estrela, um fenômeno, etc.
   Nesta sala, há o acesso para o espaço destinado para o planeta Terra, entramos em um corredor que explica sobre a crosta terrestre, das várias camadas que possue, sempre com desenhos e textos. Protegidos por um vidro, fica em exposição uma série de pedras do nosso planeta, como o Quartzo por exemplo, explicando o que é, e qual a sua utilização.
 Depois entramos em outro espaço temático, uma caverna, nos lembrando a pré-história. Depois, nos dirigimos para a era glacial, como os outros, também personalizada visualmente com o tema, com uma maquete gigante mostrando as características dos relevos, florestas temperadas, vulcões, etc.

- O espaço que concerteza chama mais a atenção das crianças, é o de "Engenho". São várias maquetes espalhadas pela sala, lembrando uma sala de jogos. Para não me alongar demais, citarei alguns. Há uma maquete de uma cidade, com uma hidrelétrica. No painel, há as instrunções para os botões que a criança deve acionar, para fazer a hidrelétrica funcionar, e acender as luzes das casas e postes. O processo é devidamente explicado em um texto no mesmo painel, o que é padrão em todos.
   Não deixe de conferir uma balança que mede o seu peso na Terra, e em todos os outros planetas do sistema solar, atente-se especialmente em Júpiter.
 Realmente tem bastante material interessante, citei algumas, mas tem outras tantas.

 Devo dizer, que tudo é muito bem colorido, que não podia deixar de ser diferente considerando o público. Se utiliza de várias ferramentas de comunicação, principalmente com o que a geração Z está acostumada, como computador e painéis eletrônicos interativos. Textos com letras adequadas, (grandes, de fácil visualização e entendimento),com cores agradáveis, muitas imagens, enfim, ao meu ver, o propósito da comunicação deles de ensinar buscando a atenção das crianças, através da interação, funciona muito bem; e com isso, obtêm êxito em manter o público de escolas sempre presente em suas instalações.
 Pude observar que o foco deles não é somente o público estudantil; em torno do prédio, há cartazes solicitando o retorno da visita, com pais, avós, tios, a família. Dentro do museu, há Folders, com o mapa de cada sessão, e dos temas tratados, que o visitante pode levar para a casa. O ambiente, é de fato muito agradável, e muito adequado para um passeio em família, uma estratégia acertada em querer atrair este público.

 O site oferece todas as informações necessárias para o agendamento de uma visita, e sobre as atividades do museu, e ofereca mapa da localização.
 Não mencionei o valor do ingresso, mas este é outro ponto positivo, é bem acessível, 6,00 a inteira e 3,00 meia entrada.

 Localiza-se  na praça Cívica Ulisses Guimarães, Sem número, Centro, Próximo ao terminal PQ. Dom Pedro. Site: http://www.cataventocultural.org.br/









Nenhum comentário:

Postar um comentário