Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A verdade gera o ódio

Cortarei apresentação, acho desnecessário. Vamos ao que interessa:
A verdade.
Sabemos que a verdade é um dos pontos mais obscuros e odiados que alguém chegará, apenas por descontentamento ou simplesmente por curiosidade... Pff.
A busca pela verdade engloba todas as religiões, conspirações, algumas revoltas e parte da conformação social dos donos das poucas cabeças pensante deste pedaço molhado de rocha chamado Terra. Apesar de que toda realidade é uma verdade, talvez felizmente, nem toda verdade é uma realidade.
Definir a verdade pode ser complicado, mas é algo bom, ou era pra ser, pois quando se fala nas conspirações, desde as mais old school como a Nova Ordem Mundial até a mais recentes, Wikileaks, gera um certo ódio por parte dos que estão sendo "manipulados", "ignorantes", entre outros. Então... por quê ?
E o céu? E o inferno?
Apesar das religiões em ascensão, basicamente crescemos ouvindo sobre esses dois lugares antagônicos, mas afinal são verdadeiros? Acho que não preciso dizer aonde isso gera ódio...
Quando penso sobre verdade x realidade, penso se trocaria uma realidade utópica pela verdade absoluta, como  em Ergo Proxy , onde a busca pela verdade destruiu uma sociedade inteira. Infelizmente, me conforta saber que, na nossa realidade (Brasileira), a verdade está exposta nua e fazendo posses eróticas nos seduzindo e, mesmo os mais ousados que olham do canto do olho, não fazemos nada. Talvez sejamos cômodos demais, ou covarde demais (ninguém mais quer ser um mártir?)... é quase que realmente existisse uma policia do pensamento , mas, teoricamente, pensamos em muitas coisas, milhares de pensamentos diários e alguns deles deve ser sobre a verdade.
Mas afinal a busca pela verdade é egoísmo, pois o condenado em questão está tentando apenas se satisfazer, quem nunca sentiu o êxtase da vitória?
Gostaria de voltar a exercitar meus neurônios sobre este assunto novamente, mas por enquanto fiquem com este bônus:
imagem: ryotira 

Um comentário:

  1. Impossível não relacionar o domo daquela sociedade utópica com a propaganda/discurso oficial de nosso governo, tão distante de nossa realidade...

    ResponderExcluir