Imagem: desenhantes.wordpress.com |
Gráfico: blog.sismoweb.com.br |
Ilustração: portfolio.saber5.com |
Contudo, cabe colocar uma definição sobre a essência da comunicação externa:
Comunicação externa é todo o processo que busca facilitar a troca de informações e cooperação com outras organizações, grupos ou indivíduo. Busca posicionar a imagem da empresa, o mais favorável possível perante a sociedade, demonstrando as crenças e valores que segue.
A comunicação externa da Fundação Bienal, se utiliza destas formas de comunicação:
Internet
No site da Fundação, é possível encontrar todas as informações necessárias para saber do que ela trata; qual a sua história; como se mantém; de sua princpal atividade, no caso a Bienal, e que também possibilita o acesso ao site exclusivo do evento; dos outros projetos que realiza; assessoria de imprensa, telefones de contato.
O site da bienal, é muito agradável visualmente, e oferece a visualização de algumas obras que serão expostas na mostra, e um breve texto sobre os artistas ou suas imagens. Oferece também um busca, para encontrar determinado artista que participará do evento, indicando o local onde se encontrará suas obras no pavilhão da Bienal.
Há claro, aqui está o site: http://www.fbsp.org.br/
Projeto Educacional
A fundação, realiza seminários objetivando imprimir alguns conceitos de arte comtemporânea, e do foco da Bienal em questão. Seu público alvo são as escolas públicas, privadas e Ongs. Solicita um pedido dos interessados via e-mail, para marcar um encontro, dentro da própria instituição interessada, ou no local da Fundação. É dado um certificado no final do seminário. Este ano por exemplo, estes seminários começaram em Fevereiro, bem antes da abertura da Bienal, é também entregue convites para comparecer no evento.
Outros Projetos
A fundação realiza parcerias com o ministério da cultura, empresas públicas e privadas, para a realização de projetos para a divulgação da arte comtemporânea brasileira. São os projetos, Programa Brasil arte comtemporânea e projeto setorial integrado Brasil arte comtemporânea.
Assessoria de imprensa
Ela também se comunica com orgãos de imprensa que abordem sobre cultura, e programas de Tv, lhes fornecendo informações a respeito de suas atividades.
Confesso que o ideal, era colocar uma análise do uso destas ferramentas, que aliás, era um ponto que o seminário exigia, mas isto deixaria o texto quilométrico, e apesar de não parecer, tento fazer textos curtos, o que geralmente não consigo, (o twitter é um pesadelo para mim).
Mas para não deixar esta leitura com cara de relato forçado, e que não traz nenhuma informação importante para um estudante por exemplo, que procura análises, métodos, conceitos, (com excessão das definições de comunicação interna e externa); importante que digo, não desmerecendo a Fundação, mas em relação ao foco do blog. Descrevo o caminho utilizado para a obtenção das informações exigidas.
- Para a comunicação interna, a parte mais difícil, não conseguimos informações da fonte, o que seria ideal, por isso nos recorremos ao que fora noticiado ou veiculado nos meios de comunicação. O verdadeiro achado,(sugerido por um professor), fora a entrvista de Heitor Martins, presidente da Fundação, para o programa Roda Viva, que nos ajudou bastante.
- Na comunicação externa, claro, o próprio site da Fundação, como ponto de partida, e a "caça" por notícias sobre a instituição. O google fora usado, mas é recomendável procurar em veículos que contenham cadernos específicos sobre o assunto, como Folha, Estado, não só nos meios digitais, mas como impressos também. No caso, o site do ministério da cultura, fora uma boa opção.
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