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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quarta-feira, 30 de março de 2011

P's e C's

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Imagem: aartedevender.blogspot.com
Todo mundo já conhece a história dos 4 p's certo? Produto, praça, preço e promoção.

 Mas e os 4 c's? e os 7 p's?

 Saiba que cada um deles corresponde a determinadas épocas do marketing. Mas antes de falar dos c's e dos outros p's, vamos nos fixar mais um pouquinho nos 4 p's.

 Os 4 p's surgiu em meados  dos anos 60, fim dos anos 50, onde todas as atenções era voltada ao produto. Veja as características da época:

- Pouca variedade de produtos;
- Procura maior que a oferta;
- Consumidores pouco exigentes;
- Pouco risco nas decisões;
- Muitas oportunidades e poucas ameaças.

  Com este cenário é compreensível o foco somente no produto. Mas o cenário no transcorrer do tempo foi se modificando. Com o desenvolvimento econômico e tecnológico, a disputa de mercado se tornou muito acirrada, com a oferta de produtos se multiplicando e de qualidade parecidas criando uma grande necessidade de diferenciação. As pessoas, com tanta oferta disponível, precisam serem convencidas com bons argumentos que se mostrem vantagens reais, para comprar o produto, se tornando mais exigente passando de consumidor a cliente.

 E qual a diferença de consumidor e cliente? Vamos lá.

 Consumidor é um número. É o camarada que simplesmente compra o produto, sem questionamento, sem pesquisa, que não opina, que não cria um diálogo com a empresa. Consome como uma necessidade natural indiscutível.  O cliente é o oposto. É contestador, cobra qualidade, vantagens, lucro, opina sobre melhorias, precisa ser convencido que de fato realiza um bom negócio.

 Ou seja, para se diferenciar, as marcas começaram a ouvir o cliente, conhecer as suas exigências e conhecê-los também. Nesta fase foi criado o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por exemplo. Além de pensar em planos de comunicação mais eficientes, pautados por pesquisas, estudos, para ser certeiro, pois os riscos são maiores e os concorrentes trabalham sob o erro do outro.

 Daí a origem dos 4 c's e 7 p's.


Imagem:  www.portalsaofrancisco.com.br

 4 c's

 Cliente, custo, comodidade ou conveniência e comunicação.

  O cliente é o centro das atenções.

7 p's

  Os 4 p's + processos, pessoas, evidências físicas (calma, eu não sou burrinho, em inglês fica           Physical evidence)

Aqui não só o cliente é o centro mas o serviços também.

Afinal, por mais eficiente que seja a comunicação, o que prende mesmo o cliente é a qualidade do serviço, os "processos" e "evidências físicas". Este último é a costumização do ambiente e do produto, fazendo com que seja convidativos, atraentes, trazendo conforto e segurança ao usuário.

Imagem: consulbox.wordpress.com


Há casos de empresas que sobrevivem apenas pela eficiência do seu serviço, sem grande exposição na mídia, pela boa reputação que conquistou perante os seus clientes.

 Coloco as características dessa época (a nossa época):

- Muita variedade de produtos;
- Oferta maior que a procura;
- Antes consumidor, agora cliente;
- Risco elevado nas decisões;
- Pouca oportunidade e muitas ameaças.






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