Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quarta-feira, 9 de março de 2011

O projeto parte 2: mensuração de resultados

É a última parte do projeto. Para a pessoa que porventura me lê pela primeira vez não ficar boiando, faço pela última vez um resumo. Em Novembro e Dezembro do ano passado começei a postar sobre um projeto que estava desenvolvendo na universidade juntamente com o grupo/agência Láurea Comunicações. 

Este projeto consite em elaborar um plano de comunicação institucional interna para uma empresa, tendo como princípio um hipotético patrocínio da empresa para com a 29o Bienal de Artes de São Paulo.

 Ele foi dividido em 2 partes: a primeira que postei no período citado acima compreendia em analizar a organização e o evento, e identificar pontos sinérgicos entre os dois que justificasse um eventual patrocínio, como também analisar de que forma poderia ser usado institucionalmente. Além de analisar as circunstâncias, o cenário em que ocorria tal patrocínio, a situação da empresa, sua PFOA ou FOFA. A segunda parte que começei a postar em Fevereiro deste ano e que se encerra neste post, fala sobre as ações, os meios e veículos utilizados para a realização da campanha interna, públicos-alvos, objetivos, cronograma e por fim mensuração de resultados, o assunto do post.


 Mensuração de resultados é a forma de se obter o desempenho das atividades postas em práticas. Pode ser feita através de uma pesquisa, no famoso corpo a corpo, pelo número de acessos se for uma plataforma digital, quiz, debate. Essa decisão precisa ser ponderada pois é necessário justificar o porquê da adoção destas práticas, demonstrar porque ela seria mais eficaz do que outra ou mais vantajosa.

 Coloco o trecho do relatório que a Láurea comunicação desenvolveu condizente com o assunto.

 Semana que vem volta as postagens independentes, isto é, que não precisam da leitura de outras para a compreensão plena do que se aborda.

 Relatório:

  5 – Plano de Comunicação Institucional – Avaliação dos resultados


5.1  Avaliação dos resultados

Para mensurar os resultados, optamos pelo newsletter, pois através dele podemos ter o nível de satisfação obtidos na campanha, além de também ser uma forma de manter o interesse do funcionário no assunto. Existe um controle interno, onde temos como acompanhar as recepções e podemos saber quantas pessoas abriram o e-mail, enviado pelo departamento de comunicação e quanto tempo permaneceram no site. Este controle é chamado de “monitoramento de mensagens”. Outra forma de avaliação para mensurar a participação do público interno é anexar dentro do encarte um endereço eletrônico no qual o funcionário poderá obter maiores informações a respeito dos assuntos abordados.

Podemos avaliar o interesse dos funcionários através dos acessos.
Fica sendo então uma maneira eficaz para verificar resultados da campanha.


6 Referências. Sites utilizados para pesquisas:

http://www.fleury.com.br/
www.vejamidiakit/encartes
Orientações dos professores em aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário