Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quarta-feira, 16 de março de 2011

O que é mídia espontânea?

  Mídia espontânea é toda repercussão gerada por um fato peculiar, um erro intencional ou não, uma repercussão de uma atitude ou abordagem polêmica que acaba ganhando mais destaque do que a propaganda em si, fazendo com que seja vista mais pela curiosidades das pessoas em relação ao ocorrido do que pelo interesse que o produto desperta, ganhando destaque não só no veículo que se comunica, mas em outros como jornais e revistas, e no fenômeno moderno: as redes sociais.

Isto atrai um público maior do que o esperado, não só o público-alvo, como todos os públicos, fazendo com que a marca e produto seja exposta numa escala muito maior do que foi investido no marketing.

Casos de mídia espontânea recentes, foi o caso da Devassa, com a socialite Paris Hilton como destaque da propaganda. Um grupo de mulheres denunciou para o Conar que o comercial ofendia a mulher a tratando como objeto, além de ser provocante demais para os horários que estava sendo veiculado, o que repercutiu muito na mídia em análises e debates sobre se a denúncia era um exagero ou uma atitude adequada. A mesma marca causou nova polêmica este ano colocando como garota propaganda Sandy, a cantora, mostrando o seu "lado B", estilo mais provocante e arrojado, onde ela dança  em cima da mesa de um bar uma música sensual,o que causou surpresa por ser reconhecida pelo seu recato.

Outro caso foi o da Havaianas em que a atriz Fernanda Paes Leme aparece na propaganda sem umbigo, um erro chocante de photoshop. Uns dizem que foi intencional para gerar mídia espontânea, outros não suspeitam de jogada ensaiada, acreditam que foi mesmo um chute horrível. Mas isso vai da análise de cada um.

2 comentários: