Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



Recomendações Literárias.

Livros Recomendados de Lennon


Édipo Rei.  (Biblioteca de ouro da literatur Universal 9)
                       Sófocles. Ed América do Sul.
A ação da peça principia no momento em que Tebas é devastada por uma peste, indignando os deuses pelos crimes de Édipo - que de resto, lhes não poderia fugir por que eram fatais - e termina pelo exílio do rei. Tudo que há entre uma e outra cena, é contituída por episódios que revelam pouco a pouco o procedimento de Édipo, e que são exatamente provocados pelo próprio rei, esta esmagadora fatalide, este necessário progredir para a catástrofre, são apresentadas por Sofócles com uma admirável arte de composição.
(Introdução de A.da S.)



            A Sangue Frio
                                                               Truman Capote. Editora Abril. 1980.
O relato de um brutal assasinato, Capote combina acurado estilo jornalístico com grande imaginação literária. E concretiza um sonho "o romance de não ficção". Para isso, preparou-se durante anos; Pesquisou, colheu pistas e impressões. Graças a esse extraordinário trabalho, A Sangue frio constitui um impresssionante documento. Mas é também uma obra prima literária.
(Contracapa da edição)


      O Guarani.
                                                                   José de Alencar. Ed. Escala.
A valorização do Indígena, nas obras de José de Alencar, é enfatizada principalmente quando às características físicas e morais.
Peri personagem da obra, é alçado à condição de herói sem vacilações, pois renega a própria raça em defesa da meiga e bela Ceci, filha de portugueses.
O romance culmina com uma grande catastrófe, deixando implícito que o povo brasileiro brotou do amor entre Peri e Ceci, únicos sobreviventes.
(Trecho da edição)


  O Assassino dentro de mim.
                                                      Jim Thopsom. Editora Paulicélia. 1991.
"O melhor escritor de suspense da atualidade, sem exceção." The New York Times, na época da 1ºpublicação.


     O Cortiço
                                                                     Aluísio de Azevedo. Editora escala. 2005
"O cortiço é um romance social naturalista, em que todas as existências se entrelaçam e repercutem, umas nas outras, criando uma narrativa paralelística e binária. Te, como tema uma crpitica ao capitalismo selvagem, pois mostra a ambição e a exploração do homem pelo próprio homem". (Contracapa da edição).


       Ubirajara
                                                     José de Alencar. Editora Escala.
"Três momentos são memoráveis e merecem sr mencionados: O primeiro é quando o caçador Jaguerê se trans forma em Ubirajara, o guerreiro, no segundo Ubirajara, o senhor da lança, recebe a hospitalidade dos Tocantins, se apresentando como o Jurandir; e o terceiro é o momento da união das duas nações, Araguaia e Tocantim, quando o heroi torna-se o chefe da nação Ubirajara". (Contracapa da edição).



        Otelo
                                                                        Willianm shakespeare
                                                                        Adapetação de Hildegard Flist
                                                                        Editora Scipione. 2004. Série reencontro.
"Otelo, um general mouro a serviço da repúblic de Veneza, casa-se com a bela Desdêmona. Nomeado governador de Chipre, indica o tenente Cássio, primo de Desdêmona, para seu auxiliar principal. Desse modo, incita a inveja de Iago, que se julgava merecedor da promoção e por isso trama uma cruel vingança, insinuando a Otelo que sua mulher e Cássio o traíam" (idem).



     Lucíola
                                                    José de Alencar. Ed Escala.
Lucíola é um romance urbano, cujo tema central não poderia deixar de ser o amor, só que é um amor sublimado, idealizado, capaz de grandes renúncias e sacrifícios.
Paulo, personagem principal, apaixona-se por Lúcia, uma bela e disputada prostituta, uma figura graciosa e de gestos cândidos.
Após relutar bastante, Lúcia também se apaixona por Paulo, contudo não se julga digna de desfrutar de seu amor e por isso anseia morrer nos braços do amado, característica comum às personagens românticas, que preferem a morte a não poder viver um lindo e puro amor"
(contracapa da edição).

Livro que estou lendo no momento: O processo, Franz Kafka. Estou na metade e por enquanto, sabe o que tudo de bom você já ouviu de Kafka? É verdade, embora já tenha compravado isso em a Metamorfose