Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Propaganda Institucional.


Imagem: Google.



 Diferentemente da propaganda de marketing, onde esta procura divulgar atributos dos produtos, exaltando sua qualidade, praticidade, etc, a propaganda institucional procura trabalhar a imagem Institucional das empresas, isto é, os seus conceitos, práticas, valores. Seja para afirmar tais conceitos, realocá-los, ou simplesmente expô-los.

 No Brasil, as palavras "propaganda" e "publicidade" se tornaram sinônomos. Mas em outros países, como França, Espanha, Portugal, as duas palavras são usadas em momentos distintos. O termo "propaganda" nestes Países, é usado sempre que se procura trabalhar uma informação de valor subjetivo, como o respeito e confiança que a marca adquiriu ao longo do tempo, divulgação de ideologias, seja políticas ou religiosas. Enquanto "piblicidade" é para a divulgação mais usual, veículadas nos meios de comunicação de massa referente aos produtos de uma marca.

 Em um cenário que a tecnologia evoluiu, e evolue de maneira constante, já não são mais perceptíveis diferenças no que tange a qualidade e durabilidade dos produtos entre as marcas. Por isso, a estratégia das grandes empresas é buscar persuadir o consumidor, se utilizando do valor que suas marcas possuem, exaltando aspectos de seu perfil Institucional mais relevantes dentro do cenário atual, que reflitam em elementos positivos como, "Respeito ao consumidor", "Confiança", "Responsabilidade Social", "Tradição", etc.

 A idéia é que não basta mais apenas divulgar as qualidades de seus produtos, considerando não haver muita diferença entre eles e os da concorrente, é necessário persuadir o consumidor, para efetuar a compra, lhe inserindo informações que o faça, ao olhar a marca, lembrar de suas práticas e história que possue, lhe gabaritando.

 Deixo como indicação de leitura, para se aprofundar no tema, a obra do Sr. Francisco Gracioso, "Propaganda Institucional. Nova arma estratégica da empresa." Ed. Atlas., 2º Edição. 2006. O livro também aborda como a Marca, vêm se alterando e ganhando cada vez maior importância em nossa época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário