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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O projeto parte 2: Estratégia de comunicação.

 Neste capítulo será definido a estratégia de comunicação tendo como base os meios e veículos empregados e justificá-los.

 É bom deixar claro a diferença entre meio e veículo. Meio é a forma que se comunica, que pode ser impressa, áudio, áudio-visual e digital. Veículo é a plataforma, a ferramenta de comunicação, que pode ser: revista, encarte, rádio, TV, Internet.

Tendo como base as características do público-interno, você determinará qual será o melhor meio e veículo para se comunicar com sucesso, ( no caso, no trabalho que desenvolvi com o grupo/agência pôde-se utiliizar mais de um meio e veículo) Definindo-os é necessário justificá-los no trabalho, quais são os pontos fortes de cada um e de que maneira atuariam na organização. No caso dos veículos foram pedidos informações como formato, periodicidade, etc. No trecho do relatório que colocarei logo mais terá uma gama de detalhes maior.


Relatório:

2– Plano de Comunicação Institucional - Estratégias




As ferramentas trabalharam de forma integrada, uma será o complemento da outra,ou seja uma extensão. Isto fará com que os funcionários “ naveguem” entre elas conhecendo-as.

Também fazer com que o funcionário tenha contato com o conteúdo não apenas dentro da empresa, mas em sua casa ao lado da família.

Buscar a atenção dos funcionários para o assunto em que seus momentos de pausa, para manter o assunto sempre presente, propiciando a consolidação de uma atmosfera favorável.

2.1 Definir quais estratégias, quais os meios e justificá-los: meios orais, escritos, audiovisuais, tecnológicos, impressos...

Meios:

Impresso

Um estudo feito pela Universidade de Illinois, no Alabama, mostra que o leitor capta mais noticias importantes quando então impressos do que na tela.É uma comunicação mais próxima e menos fria; tem seu “charme” e aproxima emissor e receptor por uma relação de amizade. O papel é fino, flexível e leve, tem facilidade de transporte, de acesso, não necessita de energia e é de fácil manuseio.

Orientação Espacial

No impresso, memorizar a disposição espacial das informações, ajuda na recuperação de informações e na retomada da leitura de um texto. Localizamos com maior facilidade de um trecho de um livro, lembrando que ele estava “em uma pagina da esquerda, ao lado de uma figura”.



Qualidades Óticas

O papel possui qualidades óticas excelentes: trabalha com luz refletida; possibilita auto contraste e grande conforto para leitura em diversas condições; pode dispor imagens em altíssima resolução; pode ser visualizado dos mais diferentes ângulos; e praticamente não apresenta interferência de reflexo.

Com estas características o meio impresso se mostra adequado para nosso plano, pois objetivamos que o público interno tenha algum vínculo com as ferramentas e que tenha a necessidade de acompanhá-las que enxergando-as como algo atrativo e prazeroso.

Corresponde também com as nossas expectativas de influenciar o público interno a realizar passeios culturais com a família, pois o impresso é de fácil acesso e transporte fácil, não limitando a comunicação apenas para o interior da empresa.

Como ele capta maior atenção das pessoas, ajuda no processo de fixar as informações na lembrança do publico interno, não necessitando de uma comunicação massiva, mas sim de uma comunicação de manutenção do assunto proposto.

Digital

Imediatismo.

Facilidade de distribuição.

Facilidade de produção.

Capacidade de armazenamento.

Agilidade para corrigir erros.

Tecnologia ecológica.

Maior interatividade.



Usar da tecnologia digital confere vantagem no aspecto econômico, pois uma informação pode ser produzida milhares de vezes sem gastar um único papel, 60% dos funcionários do Fleury, utiliza o computador no local de serviço, isto garante que a comunicação não será desapercebida e atingirá mais da metade dos funcionários em pouco espaço de tempo, pois o seu principal atributo é a capacidade de comunicação ágil.



2.2 Justificar os veículos e suas características (formato, periodicidade, atributos) ?



Mural

Formato:Material escolhido:cortiça, medindo 2,00 x 1,30.

Periodicidade: Semanal

Atributos:

Baixo custo:um mural não precisa necessariamente ser montado com material de auto custo.

Alta visualização: Uma importante característica do mural é a fácil visualização por parte do publico interno.

Abrangência de informações: O mural possui a vantagem de ser eclético nas informações. É possível colocar diversos tipos delas.

Desde cartazes de eventos e avisos até um quadro com os aniversariantes do mês.

O mural é uma plataforma de comunicação útil para quem não acessa o computador no local de trabalho, e que não possui tempo hábil para uma leitura mais aprofundada, geralmente os terceirizados. É simples e objetivo ao passar uma mensagem, e seu impacto visual acaba provocando uma fácil memorização.



Newsletter

Periodicidade: Quinzenal

Formato:HTML

Atributos:

Comunicação rápida com os clientes, funcionários e fornecedores.,facilidade na criação de listas de emails;é barato e uma de suas maiores vantagens é seu custo benefício.

Proporciona agilidade no envio de emails e economia.Ajuda a instituição a manter um relacionamento constante com o seu publico, além de uma ótima ferramenta de sustentação da imagem da empresa e dos assuntos que se aborda.



Encarte em revista:

Formato:14,00x20,00,dobrado com com seis páginas de papel ecológico.

Periodicidade:Semanal

Atributos:

-Utiliza um veículo já conceituado para sua distribuição

-Promove a visibilidade da revista

-Não passa pela decisão de escolha ou compra do consumidor

O encarte atinge aos nosso propósitos pelo aspecto de ser acessível á todos pela capacidade de armazenamento, de levá-lo á qualquer lugar; inclusive em casa pela potencialidade de vínculo que pode causar nas pessoas por ser tangível.


2.3 Quais os objetivos específicos traçados e esperados?

Mural: Informações á respeito de atividades culturais, patrocínio do Fleury,notícias sobre campanhas internas e avisos.

Principal atributo: Alta visualização

Newsletter: Boletim sobre as principais atividades culturais no momento, notícias referentes á Bienal.

Principal atributo: Agilidade

Fleury.

Principal atributo: Comunicação próxima e menos fria.

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