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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estrutura do projeto e introdução

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Foto: media.photobucket.com
 
Ilustração: bloglog.globo.com


Conforme prometi no post da semana passada, "o projeto!", colocarei como fora dividido o projeto, ou seja,  a sequência de assuntos, de tópicos que foram determinados pelos professores, que consideram a maneira ideal para fazê-lo; e comentar a primeira parte, introdução. Se inicia portanto, uma série de posts sobre, vamos a estrutura:

 1 Introdução;
 2 29º bienal e a comunicação institucional;
 3 Apresentação da empresa;
 4 Diagnóstico - públicos da empresa;
 5 Diagnóstico - análise de cenário;
 6 Diagnóstico PFOA;
 7 Conclusões preliminares e perpesctivas.

 A introdução, apesar de ser a primeira visualização do leitor para o trabalho, é a última parte a ser realizada, depois de todo o trabalho feito. A introdução é uma espécie de resumo, onde será posto sobre o que trata o trabalho, qual objetivo proposto, quem são os envolvidos. Muitos buscam contextualizar o trabalho com determinado cenário, exaltando a sua relevância. Por exemplo, uma pesquisa jamais feita sobre uma determinada doença, que no atual cenário da saúde, afeta várias pessoas, que não recebem atendimento ou tratamento adequado, seja por despreparo dos profissionais, ou por falta de estrutura, o que já pode envolver uma reflexão da política na área da saúde, uma visão geral do que ocorre, e um olhar que busca explicar como ocorre.

 Outros preferem ser bem mais sucintos, e de maneira objetiva apresentam o assunto e suas aplicações, e em seguida, exalta os temas abordados em cada capítulo, inserindo a essência de cada um. Foi o caso do meu grupo, agência Láurea comunicações, que como relatado no post sobre o projeto, estávamos com um prazo muito curto, e optamos por uma introdução clássica, que coloco a seguir:

Introdução


Neste plano de comunicação apresentaremos a 29º Bienal de São Paulo com a Comunicação Institucional, uma breve, porém significativa apresentação do grupo Fleury, seu diagnóstico, público interno e externo, uma análise do cenário no mercado e de comunicação com alguns fatores relevantes.


O objetivo deste trabalho fora, demonstrar através do estudo do grupo Fleury medicina e saúde, empresa voltada para análises clínicas e medicina diagnóstica, os pontos vinculatórios em sua cultura organizacional com a Bienal de Artes de SP, que justificasse um eventual patrocínio da mesma.


Além do estudo de sua cultura, das práticas e valores que prega, buscamos dados estudando todo um contexto, separando os elementos positivos e negativos que este pudesse apresentar. Para tal, radiografamos o momento que a instituição vive, analisando se vive um período de crescimento, estagnação, ou baixa; análise de contexto social, econômico, jurídico e cultural.


Verificamos as possíveis oportunidades, potencialidades, ameaças e fraquezas, que a instituição pudesse apresentar, a fim de criar um compêndio para a elaboração de um plano de comunicação estratégico, tanto interna, como externamente.


O trabalho fora estruturado primeiro apresentando a Bienal de artes de SP, e avaliando os pontos favorecedores para um plano de comunicação. Logo em seguida, a apresentação da empresa, e os traços culturais que apresenta de caráter simbiótico aos da bienal. Após, a identificação dos públicos interno e externo do Fleury e seus proponentes. Seguindo com a análise de cenário, e análise PFOA, (potenciais, fraquezas, oportunidade, ameaças. Concluindo com a conclusão e considerações finais ).



Como pode se observar na estrutura do projeto que coloquei no início, o próximo passo é a apresentação da 29º bienal, e de que forma ela pode ser utilizada na comunicação institucional.

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