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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

2º parte do projeto: Apresentação da 29º bienal, e sua utilização na comunicação institucional

Imagem: comunicacaointerna-informa.blogspot.com
Seguindo com a 2º parte da primeira parte do projeto, que juntamente com os grupos/agências da minha sala, estive imcubido de realizar. Lembrando o projeto consiste em elaborar um plano de comunicação interna, para uma empresa selecionada, que hipotéticamente estivesse patrocinando a 29º bienal de artes de SP, e com isso, procurar demonstrar as virtudes, os valores, a cultura da organização.

Mas para isso é necessário fazer um diagnóstico, um relatório, procurando radiografar a instituição e o evento, se há uma sinergia entre ambos, e se o momento, o cenário favorece, para depois se elaborar de fato o plano de comunicação.

A empresa selecionada para o grupo que participo, Láurea Comunicações, é o Fleury medicina e saúde. A apresentação do projeto e a 1º parte que se refere a introdução se encontra no arquivo do blog.

Imagem: renatagaugusto.blogspot.com

Esta 2º parte, como o título aponta, é a apresentação do evento, e de que forma ele pode ser utilizado em uma comunicação institucional, quais os valores, premissas que a instituição conseguiria transmitir em um plano de comunicação para o seu público interno.

Esta informação só pode ser adquirida através de um trabalho "braçal", é óbvio e necessário procurar conhecer este evento, o que é, o que faz, qual a sua importância em seu meio, qual a sua história, se está em uma crescente, qual a sua missão, visão, os seus valores, o que de positivo ele traz para a sociedade, como ele é visto, qual a sua principal característica.

É necessário este grande volume de informação, para também poder interpretar certas informações, associá-las com o cenário, com o ambiente que está em volta. Por exemplo, com o texto na íntegra desta parte do relatório que colocarei a seguir, é comentado sobre o crescimento da economia brasileira, a "descoberta do Brasil para o Mundo", e o fato de a bienal contribuir com esta divulgação de nosso País, pois é um evento de projeção internacional. Isto pode transmitir o conceito de estar "aberto para o mundo".
Imagem: capeladahanna.com.br

Fazer estas associações é uma questão de percepção, que não pode ser ensinado, é preciso estar sempre antenado. Vou colocar esta parte do relatório para título de exemplificação, lembrando que também fora pedido a apresentação do evento em questão, a bienal. No próximo post sobre o projeto, que trata da apresentação da empresa, colocarei alguns pontos estabelecidos do que seria uma boa apresentação. Devo também informar, que este relatório recebeu a qualificação máxima pelos avaliadores.

Segue o texto citado do relatório:

A 29ª Bienal de São Paulo e a Comunicação Institucional

Imagem: needanidea.com.br

A 29º Bienal de Artes de São Paulo é um evento que se utilizando das palavras do atual presidente da Fundação Heitor Martins ,”o papel da bienal é também mostrar o que acontece hoje”. Enquanto galerias e museus retratam a história da arte, a bienal preocupa-se em retratar a produção de arte contemporânea no Brasil e no mundo, e ao mesmo tempo, prognosticar as tendências em um futuro próximo. É reconhecida como um dos eventos artísticos mais importantes do mundo, que está prestes a completar 50 anos de existência.


Este ano, o foco da bienal é fazer uma exposição que una arte e política, pois segundo Moacir dos Anjos, ”e necessário resgatar o entendimento tradicional na relação que sempre existiu entre ambas”.


Existência que sempre foi marcada pelas discussões e pelo impacto que suas abordagens provocam na sociedade, sempre estimulando a critica e reflexão, desde os seus primórdios, no tempo de seu idealizador e fundador Sr. Francisco Matarazzo Sobrinho.


A Fundação Bienal, criada após a realização da 6ª bienal de artes é responsável pelo desenvolvimento e realização desta, e conta com um grupo de diretores que se dedicam de maneira não remunerada, apenas pelo seu amor a arte, composto por pessoas indicadas pelo grupo de conselheiros. Como não é uma instituição com fins lucrativos, depende de parceiros como governo, empresas de vários ramos e civis, para mantê-la e outros projetos que desenvolve, como por exemplo, o projeto educacional, que dissemina os conceitos de arte para o público.


A Bienal apresenta vários aspectos que podem ser utilizados para uma comunicação institucional. Considerando o bom momento da economia brasileira, o seu crescimento, os avanços que conseguiu imprimir, com o seu papel de liderança na América Latina, o Brasil, pode se dizer, está sendo “descoberto pelo mundo”, e neste aspecto, contribui para a divulgação externa de nosso país, uma vez que se demonstra um evento internacional por 60% dos artistas, neste ano, ser constituído de estrangeiros. E mesmo a participação de estrangeiros ser maior do que a dos brasileiros, ainda assim, o Brasil recebe um papel de destaque porque segundo Heitor Martins, em qualquer outro lugar do mundo a participação brasileira é muito inferior.


Outro ponto relevante é a iniciativa da Fundação em desenvolver um projeto educaional, pois através de ONGS e escolas, oferece acesso ao universo da arte para diversos públicos, inclusive os de periferia, promovendo o desenvolvimento cultural em vários segmentos da sociedade, lembrando que cultura é uma forma de lazer e desenvolvimento humano, que no caso, se concretiza na Bienal.


Possibilita também, transmitir através da comunicação institucional, a ideia do “novo”, do “moderno, do” atual”, pois busca retratar, como dito no início, a produção artística atual, oferecendo um panorama, que seja possível através de sua leitura, compreender o que será tendência ou não, o que o futuro reserva.

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