Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Projeto!


Ilustração: blog.bravostudio.com.br
  Ufa! É a palavra que melhor define o momento da entrega deste trabalho. Espero que não passe pelos mesmos problemas de prazos curtos, mas embora eu deva dizer que, na nossa área isto é muito comum.
 Mas sem delongas, o principal trabalho do semestre consistira em analisar a cultura organizacional de uma empresa que fora sorteada, para o grupo que participo, Láurea Comunicações, que no caso fora O Fleury medicina e sáude, e identificar pontos simbióticos com os da Bienal de artes de Sp, que está ocorrendo na cidade no momento. Friso que o Fleury e nenhuma das empresas selecionadas pelos professores estão patrocinando a Bienal, e sim seus concorrentes.

 Os chamados "pontos simbióticos", são os pontos visíveis da organização, que a caracterizam pela maneira de ser, que se identifique com que a Bienal representa. E para entender o que a Bienal representa, é necessário também estudá-la.

  O projeto exigiu ainda, analisar o que de favorável ou negativo seria patrocinar a Bienal. Para isso pesquisamos sobre a empresa, se vive um bom período, como estar o setor onde atua, verificar as potencialidades, oportunidades, ameaças, fraquezas, que apresenta, e contextualizar a Bienal sob os aspectos políticos, econômicos, cultural, social e jurídico.

 Isto tudo, apenas para se fazer um diagnóstico, para elaborar um plano de comunicação interna, sob um foco específico, ou seja, aquilo que consideramos que seja uma necessidade da empresa em transmitir para o seu público interno, o porquê de patrocinar a Bienal,qual o valor de sua cultura que ela transmite em tal ato? O que a empresa e a Bienal possuem em comum, que justifica o investimento. Seria pelo fato de a Bienal, retratar o hoje,a ao mesmo tempo vislumbrar o futuro, e a empresa, que se utiliza de tecnologia de ponta para melhor atender os seus clientes, se faz necessário ser atual? Ou por investir em pesquisas clínicas multicêntricas para testes de novos medicamentos, buscando ser o futuro? É só um exemplo.

 Este plano de comunicação, eu e meu grupo, e os demais da sala, deveremos elaborar e entregar no final do ano, apesar de ele já estar aí.

 Semana que vem, colocarei a estrutura do projeto e comentarei uma parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário