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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

4º parte do projeto: Público interno

Foto: www.ruadireita.com

  Esta parte do projeto não fora tão difícil, pois consiste em identificar os públicos internos, uma olhada no site ajuda consideravelmente, e quando se está no mercado de trabalho, as empresas geralmente não restringem estas informações.

 Basta ser simples, busque o número de funcionários e cite cada uma das funções: médicos, enfermeiras, recepcionistas... É importante citar e verificar todos, pois dependendo das funções, as ferramentas adotadas futuramendte para o plano de comunicação, deverão ser pensadas respeitando o poder de interação que cada uma destas funções permite. Isto será exposto com mais detalhes na 2º parte do projeto, que pelo visto será apresentado ano que vem.

 Identificando os públicos, é bom saber de que forma eles se comunicam, se há alguma interação, se existe uma comunicação interna, e se existir estudá-la, pensando em ações futuras; se as ferramentas estão surtindo o efeito esperado, se são adequadas, etc. Também estudamos a comunicação externa, (quando digo "estudamos', quer diz eu e o grupo que participo, Láurea Comunicações, evidentemente), porque ela acaba causando inevitavelmente impacto no público interno, mas apenas para ficar a par do que os funcionários estão habituados em matéria de comunicação, no que se refere a empresa.

 Coloco aqui esta parte do relatório que realizei junto com a agência:

Ilustração: anamariamagni.blogspot.com

3 – Diagnóstico - Públicos do Fleury



Atendendo em sua grande maioria o público de classe média, o Grupo Fleury prioriza qualidade e diferencial no atendimento, e para que isso aconteça conta com cerca de 5 mil colaboradores que variam desde recepcionistas, manobristas e operadores de atendimento, aos mais de 500 profissionais da área da saúde como pesquisadores, biomédicos, biólogos, bioquímicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.


Em meio a tantos profissionais e de diversos setores, a administração da empresa trata de usar vários meios de comunicação, isso para que a informação seja passada de acordo com o veículo que cada um tenha disponível para recebê-la.


A administração do Grupo, com o consentimento da presidência, coloca sob responsabilidade da equipe de marketing a tarefa de se fazer informar novidades, atualizações, convocações e mudanças a todos os funcionários através da intranet. Segundo Marluci Feitosa, operadora de atendimento 24hs da empresa, cada funcionário possui um notebook onde diariamente recebem informações e atualizações ligadas a empresa e funcionário. “Essa ferramenta é a mais utilizada aqui dentro porque praticamente todos têm acesso á algum computador”, diz.


Depois da intranet, temos ramais internos,um meio mais antigo, porém ainda muito utilizado entre operadores de atendimento telefônico, médicos e recepcionistas.


Os comunicados impressos, responsabilidade do setor de recursos humanos são destinados aos gestores de cada departamento, e fica por conta deles fazer com que tal informação seja absorvida claramente por cada funcionário do seu setor. Essa comunicação reforça informações passadas através da intranet, que eventualmente não tenham sido recebidas ou entendidas por algum colaborador. Vem com o intuito de passar informações também aos funcionários terceirizados que prestam serviços dentro da empresa e precisam estar a par de qualquer mudança interna.Um exemplo desses funcionários são os auxiliares de limpeza, que além disso, não têm acesso aos computadores da empresa.


Aos médicos, enfermeiros, auxiliares, enfim, todos os profissionais da saúde, o Fleury promove com freqüência palestras informativas com assuntos na área de medicina, novidades e dicas na área da saúde, incentivos a cursos de especialização profissional e melhorias no atendimento.


Uma novidade que vem dando certo é a participação de pacientes nessas palestras. Para participar, o paciente entra no site oficial do Fleury e agenda sua participação na palestra. Como se trata de informativos, novidades e dicas importantes, a participação desses pacientes acaba por estreitar o relacionamento entre eles e a empresa.


Em se tratando de “estreitar laços”, recentemente foi adotada uma política de relacionamento com o público interno, onde colaboradores de todas as áreas podem dar sugestões de melhorias e ideias para o crescimento da empresa. O trabalho tanto deu certo, que obteve grande percentual de aprovação das ideias e até implantação das mesmas.


Comunicação interna e externa


Por fim temos a Revista Fleury, que hoje se encontra em sua 20ª edição, é um material produzido pelo grupo TV 1 Comunicação e Marketing de acordo com informações passadas pela empresa.O informativo vem com a intenção de levar aos clientes e funcionários o posicionamento da marca, deixando de ser apenas um laboratório de análises comum, para ser referência na informação sobre soluções cada vez mais completas na área preventiva, diagnóstica e terapêutica.


A revista é distribuída a todos os laboratórios e a mesma fica disponível também no site da empresa para leitura eletrônica. Pode ser acessada por pessoas que não tenham vínculo com a empresa.

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