Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sustentabilidade

 É um assunto muito discutido, muito divulgado, mas pouco esclarecido. Ouvir o termo sustentabilidade, sempre nos faz lembrar do "verde", e de outras palavrinhas manjadas como "desmatamento", "preservação", "poluição". Não que o que elas representam ou significam não tenha relação com o assunto, sim, tem a ver com o assunto, mas sustentabilidade não se restringe apenas ao aspecto ambiental. Vejamos algumas definições:

 Sustentabilidade = forma de pensamento sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

 Para ser sustentável é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

- Ecologicamente correto;
- Economicamente viável;
- Socialmente justo;
- Culturalmente aceito.

 Percebe que o componente ambiental é um dos requisitos? Não basta se comprometer com o aspecto ambiental, se a organização gerar desigualdade na comunidade que está inserida, por exemplo, tirando de uns e se enriquecendo. Imagine sustentabilidade como "equilíbrio", todas as ações tem que visar a harmonia de todos os requisitos citados, uma vez que um dos extremos fica enfraquecido, a sustentabilidade desmorona.

 Outra definição, em palavras mias simples, e nem por isso equivocadas é:

 Sustentabilidade =  ambiental, social, econômico.
Viver a geração no sentido de produção e consumo sem prejudicar a geração futura. Consumo responsável.

 Coloco 5 tratados que ajudaram na construção do conceito de sustentabilidade caso queira algo mais detalhado:

- Natural step;
- Agenda 21;
- Pacto global;
- Projeto sigma;
- Princípios globais de Sullivan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário