Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A filosofia da vitória

O capitalismo nos diz que devemos vencer, instigando a competição, aflorando os que há de pior nas pessoas.
Isso todos nós sabemos. Suponho. Mas o que poucos param pra pensar é que pra haver um vencedor  alguém tem que perder, e isso ninguém quer, salvo os depressivos de toda ordem, apáticos e os conformados com a derrota diária.
Não há maneira de todo nós vencermos na vida, pois se todos vencerem ainda seria uma vitória? Acho que não.
Mas não culpe o capitalismo, ele faz a parte dele, mas nossos ancestrais primitivos já competiam, entre si e contra a natureza. Então será que podemos dizer que lutar por algo, competir pelo melhor para si é natural?
O egoísmo é natural do "ser-humano", pense numa conversa cotidiana, tente lembrar da maioria dos tópicos desta conversa, agora pensa em quantas vezes você citou algo como "eu vi, eu li, eu ouvi, eu acho", mas não é só isso, há suas derivações "minha, meu". Constantemente tentamos forçar a nossa vontade nas outras pessoas que nos cerca.
Vencer é um vício, uma maldição, raramente competimos com intuito de perder. Todos nós queremos vencer, fato, mas você será favorecido quanto menos se importar com a moral ou bom senso, preferencialmente não os tenha.
Para haver um vencedor há de ter um perdedor. é filosófico, ninguém vence competindo sozinho, é relativo, para você ser melhor, tem que ser comparado a outro. Relatividade, algo que completa a vitória, e vivemos comparando tudo e todos a todo momento, inconscientemente que seja, ainda mais num mundo pós-moderno. Mas a comparação em si não é o problema, a constante insatisfação em que nos acostumamos perpetuado à gerações faz parecer que é algo natural. Aceitamos o sistema em que vivemos, na esperança de sermos favorecidos quando estivermos no lugar daqueles que detém o poder e o capital.
Pensando neste assunto lembro-me da frase: "Para conhecer a verdadeira natureza do homem, dê-lhe dinheiro e poder."

Nenhum comentário:

Postar um comentário