Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A vida segundo Maslow

Imagem: Wikipédia
 Fisiologia: Apesar do crescente apoio dos quatro (ou três se você quiser) poderes à inversão de valores e a juventude inversa a parte da homeostase, esta é base da pirâmide, o necessário a manutenção da vida. Salvo sexo (tenho dúvidas enquanto isso) e a homeostase, podemos morrer por não atender a estes itens.
 Segurança: O fato de nos protejermos em casa, seja dos "bandidos" ou dos "policiais", indica esta faixa da pirâmide. O impulso de preservação do nosso corpo (a segurança dele) leva-nos a atender os dois primeiros itens de parte inferior da pirâmide. Pela segurança trabalhamos, guardamos, conservamos, reservamos e também por isso tememos e somos egoístas.
 Amor/Relacionamento: Gosto de pensar que nos relacionamos com tudo (o tempo todo), pois por mais que alguém se isole da sociedade ainda está em contato com o ambiente ao seu redor. Improvavél, mas não impossível, alguem conseguir atingir a Estima e a Realização Pessoal isolado das outras pessoas, além de que estas etapas estarem diretamente ligados à outras pessoas. Mesmo se a realização pessoal for este isolamento, pois ter uma companhia, estar em companhia prazerosa, gerar primogênitos e ter intimidade sexual são impulsos primários, biológicos do "ser-humano". No fim estaria apenas "pulando" uma etapa, se é que isto é possível.
 Estima: Se conseguir suprimir as necessidades de Amor/Relacionamento já é difícil, aqui piora. Apesar que há pessoas que aparentemente nascem com auto-estima e confiança de sobra, mas isso é outra coisa. Pode não parecer que não, mas a maioria das pessoas estão neste degrau da pirâmide.
 Realização Pessoal: Enfim, aqui encontra-se as pessoas realmente felizes? Talvez pelo contrário, mas suponhamos que sim. Ao realizar-se, completa-se a homeostase, entra-se em pleno equilibrio com o ambiente em que se vive. Talvez por isso seja dificíl. Um pessoas que atinge a realização pessoal está em dia com sua saúde mental.
 Taí um pequeno resumo, sob meu ponto de vista subjetivo, sobre a Hierarquia  das Necessidades proposta por Maslow, críticas sobre a teoria a parte, saber disto ajuda a constituir uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário