Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Nível de percepção da cultura

 Neste post, coloco as 3 formas de percepção que podemos vislumbrar sobre a cultura de uma empresa, que são:

Cultura manifesta: comportamentos, linguagens, tecnologia.
 Esta é a visão de quem está fora da empresa, de como a empresa quer ser vista pelo público-alvo. Exemplo: Vamos analisar a Mtv, o público-alvo dela é o jovem, então ela quer parecer jovem para atrair este público, seus apresentadores são jovens, (ou são de estilo jovem), o figurino que utilizam é moderno, usa do humor nonsense e escrachado na sua programação, cenários engenhosos, muitas cores quentes, enfim, cultura manifesta é aquilo que podemos enxergar de imediato em um primeiro olhar.

Valores expressos: como a cultura se auto-explica.
 É o olhar de dentro da organização. Quais são as práticas que se realizam, os hábitos, os costumes, se exerce um poder coercitivo, utilitário ou normativo,(mais detalhes sobre no arquivo do blog, "o poder nas organizações").

Premissas básicas: fundamentos da cultura, ideais compartilhados, crenças, o que está enraizado na cultura, mas que a pessoa não percebe.
 É a raiz profunda. Algo muito particular do idealizador ou idealizadores da organização. Imagine que todas as maneiras de ser e de agir da empresa, se desenvolveu a partir de uma premissa, crença, valor, que sem este valor a empresa ficaria descaracterizada, embora a maioria dos funcionários não saiba o que seja ou consigam explicá-lo, somente o seu idealizador. Que para quem está do lado de fora ou exerce um cargo na instituição, e que não conheça essas premissas não é tangível, explicado, simplesmente existe e precisa ser executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário