Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O motivo é um só

Imagem: wallpaper.com
Anos depois, e ainda não me conformo com as mudanças ortográficas ocorridas em nossa língua. Uma besteira. E o pior de tudo é ouvir as argumentações.

 É dito que as mudanças objetivam facilitar o entendimento da escrita, considerada difícil e envelhecida, e por isso causa dificuldade para colocar em prática o seu bom uso. Mas que conversa fiada! O que torna a escrita difícil para muitos, é a falta de leitura, podem alterá-la quantas vezes quiserem, abolir todos os acentos, hífens, as vírgulas, os pontos e vírgulas, as exclamações, interrogações e os pontos finais, se o sujeito não parar de ver nego ruim de bola por um momento, e não ler um jornal, revista, ou um livro, essas mudanças não servem de nada.

É tão óbvio. O caboclo aprende a escrever lendo, e não pela simplificação de regras, regras ajudam, são instrumentos de apoio, mas o fundamental é a leitura.

 E incentivo a leitura cabe as políticas de governo, que jamais priorizaram a educação no Brasil, e isso sim tem que ser modificado.

 Sou frequentador de sebos, eles repletos de ortografia "velha" jamais perderão seu charme para mim, o que me faz causar confusão na hora de aplicar essas mudanças idiotas, devido o costume de uma vida inteira de escrever e ler de determinada forma, e que continuarei a ler por muitos anos.

Para justificá-las também usam a velha argumentação que a língua precisa acompanhar a modernidade, o que concordo em relação a inclusão de novos termos, mas não entendo onde a modernidade obriga causar estas mudanças que não trouxeram nenhum benefício, afinal, qual a vantagem Maria e João leva?

 Mas é ingenuidade pensar, que as mudanças se deram motivadas única  e exclusivamente pelo desejo nobre e límpido de ajudar quem precisa. O fato, a argumentação principal já fora exposta,mas espertamente disfarçada como argumentação menor, secundária, através de poucas linhas e tom de voz cuidadoso, brando. O dinheiro, sempre o dinheiro! Sempre, sempre, sempre, sempre. Prostituiu a música, os livros, o cinema para construir a babilônia horrorosa que chama de mundo POP, e agora até a língua sofre da gana do devorador irracional. As mudança ocorreram para facilitar o comércio entre descoberto e descobridor e com alguns países da África, a ideia é assemelhar as duas línguas o máximo possível, para facilitar a venda de livros por exemplo. Não há outro motivo, o resto que é despejado como argumento é puro anestésico antes de usar a navalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário