Seja bem vindo.

A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O mundo à revelia, Zona Leste.


Foto: estadao.com.br
  Dona Leste acorda sobressaltada, sente suas veias fervilharem, veias mal preservadas, veias que não conseguem conter o fluxo samguíneo, e começam a se aglomerar em diversas partes de seu corpo, formando bolhas horrorosas.
 Isto acontece quase todos os dias, às 5:00 da manhã, menos aos domingos e alguns sábados. Já fora há um médico, ele falou que o problema era a sua obesidade, deveria emagrecer e começar a andar nos trilhos, que por sinal era pra ter começado há uns vinte anos, ela e toda a sua família.

 Há! Detesta ouvir essa palavra, família! Toda vez que se reunem, se sente uma coitada. Suas irmãs sempre que contam uma história sentem a necessidade de explicá-la nos mínimos detalhes, até as coisas mais tolas, como se não fosse capaz de entendê-las, como se vivesse numa tribo isolada do mundo, sem acesso a informação. E semprem trazem comida, cobertores, produtos de limpeza, como se estivesse passando por uma necessidade extrema, quase mendigando. E fazem questão de saírem bem cedo de sua casa, olhando para os lados, temendo cada farol.
 Isto a deixa em um estado de nervos! Não nega a sua pobreza, e do lugar onde vive, não é orgulhosa, mas não aceita este quadro tão horrível que pintam.

 "A água é encanada, ninguém vai buscá-la em um poço e trazê-la em um balde sobre a cabeça. Há luz elétrica. Há bancos, eles conseguem se manterem aqui, sobreviverem aqui, não são saqueados, devorados por uma caterva. Há faculdades, a internet é conhecida. Há comércio, não trocamos nossos filhos por azeite. Há até regiões nobres, como Tatuapé e Anália Franco. Há grandes empresas aqui, não muitas mas existem. Há locais de lazer, eu mesma possuo um lindo quintal de 1.500.000 metros quadrados, considerado um museu do meio-ambiente; planetário, (que fica mais fechado que aberto é verdade), lagos, anfiteatro natural, cooper, ciclovia, campos de futebol, playgrounds, quiosques. Meu querido Pq. do Carmo".

 " Claro, existem lugares considerados melhores, e são mesmos, mas a vida é possível aqui. Quanto aos crimes, eles existem? Existem. Qual lugar que não existe? E até onde eu saiba, não foi preciso implementar toque de recolher."

 Ela senta no sofá, liga a Tv e, quase tomba no chão. A grande festa será em sua casa. Sua casa fora escolhida. " Mas como?! Ficaram malucos?!"
 Ao que parece o presidente da confederação brasileira do oba-oba, uma espécie de Al Capone futebolístico, ficou amuado com um presidente arrogante de um clube, mas progressista, ambos, indubitavelmente, e aconselhou a organizadora da grande festa a vetar o salão de festas deste clube.
 Mas "Al Capone" não age por impulso, ele tinha um plano. Influenciado por um presidente interesseiro de outro clube, sugeriu a casa da mãe deste, haveria patrocínio para o coquetel e os garçons.
 Mas precisaria da avaliação do prefeito e do governador. E não é que aceitaram. Há uma teoria que isto se deveu, porque o prefeito está com a popularidade em baixa, e o governador operacional, procurou atender uma recomendação do partido para tentar alavancar uma eleição perdida, e atender um pedido do presidente do clube mais popular do estado, seria uma boa jogada. Bobagem. Políticos não pensam nessas coisas.

Suas irmãs a parabenizaram, não acreditando até agora, e com a inveja contida. O que lhe deu grande satisfação, mas também medo. " Como colocarei tanta gente aqui em casa? A turma do meu filho eu não consigo comportar, imagine a grande festa? Não tem acesso o suficiente, não tenho quartos para tanta gente". " Não se preocupa mãe, vai ter investimentos, vamos construir um acessinho ali, outro aqui, uma reforminha aqui, outra lá, e a gente leva."
 "Tem certeza que isto foi bem planejado meu filho? Eu tenho medo de passar vergonha e depois as pessoas ficarem dizendo, 'que não poderia se esperar outra coisa'". "Claro que foi planejado mãe, ou acha que só fiz isso preocupado em ter uma casa que comporte meus amigos, me lixando para o evento, se vai ser um sucesso ou não, ou se a casa terá condições de tê-lo ou não? Acha que esse dinheiro todo vai ser gasto para amenizar um grande problema em vez de resolvê-lo? Nossos governantes são responsáveis mãe. A imagem da senhora ficará intacta, só melhorará!"

 Dona Leste não sabe se fica alegre ou aflita, mas agora já foi. É Zé Bebelo...o mundo à revelia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário