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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Endomarketing.

Ilustração: i9mercado.blogspot.com



Endomarketing é o estágio seguinte do marketing interno, que aliás, há muita confusão na hora de definir os dois, muitos acreditam que se trata da mesma coisa. O que não condiz com a verdade, como veremos a seguir.

Lógico que o endomarketing se relaciona com o marketing, por se tratar de marketing voltado para dentro da empresa, mas há uma diferença de como a instituição é tratada nos dois casos.

Marketing interno visa a integração dos funcionários e dos setores das empresas, através da apresentação da empresa.

Explicar o processo de como desenvolve o produto ou serviço que a instituição fornece em cada departamento. É uma maneira de seu público interno prestar um atendimento mas eficaz,com informações seguras sem a necessidade de sempre se dirigir para algum superior, e perder tempo. É usado muito os "períodos de treinamento", principalmente para quem é ingressante na empresa, e dependendo do ramo de atuação haverá sempre a necessidade de implantar ferramentas ou até novos setores, o que exigirá o conhecimento, a atualização de seu público interno.

Esta medida se tornou necessária, após a percepção que os setores das empresas, viviam de forma isolada, fazendo com que os funcionários não tivessem conhecimento suficiente das empresas e do produto ou serviço onde trabalhavam, gerando um serviço ineficiente.

O Endomarketing por sua vez, pode ser considerado um passo adiante, depois de instaurado o marketing interno, pois o seu conceito é a realização de um conjunto de ações de marketing voltado para o seu público interno, visando compartilhar com os funcionários o objetivo da empresa, e os valores que ela prega, fazendo com que o funcionário se identifique com a sua cultura organizacional; passe a partilhar o mesmo objetivo; persuadi-lo a "vestir a camisa" da empresa, afim de poder servir o cliente; ter comprometimento total, sentir satisfação ao fazer seu trabalho, acarretando maior produtividade; enxergar o cliente, como o "seu" cliente.

Compreende que "objetivo" e "valores" é algo intangível? E quanto que o marketing interno trabalha com fatos que geralmente pode ser ver e sentir?

O modo como se aplica o Endomarketing será relatado em futuras postagens, pois é o projeto que estou engajado no momento. Mas volto a recomendar um livro para se aprofundar no assunto, que já me refei em postagens passadas, "Endomarketing, como prática-lo co sucesso", de Saul Faingaus Bekin, Ed Perason Education, 2006, 3º ed.

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