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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A compreensão do que é Marketing.


Ilustração: ica-rj.com.br


 O Marketing alcançou uma importância, complexidade e extensão que, praticamente engloba todos os setores da empresa, ou visa a fazer isso, com o objetivo de satisfazer o cliente;  que se tornou área  fundamental.

 A abrangência referida, é pelas várias atividades que desempenha ou se viu obrigado a desempenhar, principalmente nas últimas décadas, onde o acesso a informação se tornou democrática e ágil de maneira surpreendente. O grau de exigência do consumidor se elevou conforme adquiria o poder, (informação), e passou a ser muito mais receptivo as ofertas de mercado, se, entendendo que possuiria ganho maior.

Consequência compreensível, e devo dizer até esperada, entendendo a ascensão capitalista que prega e valoriza o indivíduo, estimulando a competitividade e o anseio de ganho, obtenção de vantagem.

 Esse cenário modificou o posicionamento das empresas, que se resumiam apenas na produção e vendas do produto, entendendo que a fidelização do cliente era espontânea, devido a sua necessidade em relação ao produto.

 Com as crescentes transformações socias, novas bases familiares, credos, etnias, tendências efêmeras e frisando, o desenvolvimento da tecnologia da informação, as empresas compreenderam que a massificação no que se refere ao consumo, não obtinha mais resultados expressivos, devido a segmentação que se instaurou na sociedade moderna.

 A estratégia fora personalizar ao máximo a geração de produtos e o atendimento ao consumidor, o que culminou com o desenvolvimento e remodelação do marketing nas instituições. Passou a se exigir constante pesquisa de mercado, do consumidor à concorrência, e estratégias bem definidas de divulgação e distribuição. Antes, se pensava no produto visando atingir um público-alvo, agora, se estuda o público-alvo como premissa para a elaboração de algum produto. O Marketing se tornou uma ferramenta para criar vínculo com o cliente, e não mais uma mera atividade de propaganda.

Para reforçar este desenvolvimento do conceito de Marketing ao longo do tempo, cabe pinçar alguns conceitos construídos em determinados períodos.

 A palavra Marketing é derivada de uma expressão anglo-saxônica, que provém do latim, mercari,"que significa comércio, ato de mercar, comercializar ou, ainda transacionar", (Marcélia Lupetti, Planejamento de comunicação, 4º ed, Futura, 2003, pg 18).

Em 1960, a American Marketing Association, definiu Marketing como "o desempenho das atividades de negócio que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador".

 Roberto Simões, relata que outra forma de defini-la, é pelo aspecto "gerencial e de distribuição do produto, (Roberto Simões. Iniciação ao Marketing, 3º ed, São Paulo, Atlas, 1973, pg 22).

 Alguns autores se utilizam de duas palavras: Mercadologia, estudo de mercado; e Mercadização, colocação do produto no mercado.

No meu entender, a definição que mais evidência o desenvolvimento da conceituação de Marketing, (e a defini, portando, com mais precisão), devido a dimensão que alcançou, em relação a sua primeira definição de "comércio, ato de mercar", (seguindo ainda a teoria da fidelização devido a necessidade), e que mais satisfaz as atividades que carrega hoje, é do trecho da obra de Saul Faingaus Bekin, " Endomarketing, como praticá-lo com sucesso, ed Person Education, 2006, pg 24, ( Aliás, assunto para outra postagem), que apesar de não ser o tema central da obra, aborda o assunto. Vejamos:

 " Marketing é o processo que envolve concepção, produção, fixação de preço, promoção e distribuição de produtos ou serviços, com a finalidade de satisfazer as necessidades e expectativas do clientes.Como se vê, esse conceito engloba todas as atividades de uma empresa, quer se trate de uma indústria, quer de uma empresa prestadora de serviços"

 Recomendo a obra como leitura, aliás, todas as citadas, mas é preferível que se aprofunde neste assunto antes de conhecer o Endomarketing, assunto para outra ocasião.

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