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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Características do consumidor

 Para qualquer ação de marketing uma das primeiras providências a serem tomadas (se não for a primeira), é em relação as características do consumidor. Com o mercado cada vez mais segmentado o produto provavelmente possuirá um público-alvo. E é necessário conhecê-lo, para poder construir um plano de comunicação com risco de falha reduzido.

  Primeiro é preciso identificá-lo. Ele pertence ao:

- Público interno? (De dentro da organização);
- Público externo? (O inverso do de cima [dã]);
- Público potencial? (Que demonstra interesse);
- Público técnico? (Que trabalha com o produto).

Feito isso, o próximo passo é conhecê-lo.

 Para conhecer o consumidor geralmente inicia-se pela obtenção de informações em quatro áreas:

- Demográficos: classificá-los. Pertence a classe A? B? C?;
- Comportamento do consumidor: como e onde ele compra, o que ele sente e   quer. O que pensa;
- Conhecimento: o que ele entende, o que conhece sobre o produto, serviço e marca;
- Processo de compra: como fazer o cliente comprar. Modelo Aida (Atenção, interesse, desejo e ação de compra), acrescenta-se o "s" de satisfação.

 Com a obtenção dessas informações seja através de pesquisa direta, Mkt de relacionamento etc. Terá uma noção sobre a melhor forma de abordá-lo, o tipo de linguagem ideal a empregar. Linguagens que são:

- Técnico: explicar o produto. Cliente que entende de termos técnicos. Público específico;
- Números: cliente que é atraído por números, "1o empresa", "66 prestações";
- Emocional: Persuasão, apelativo.

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