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A verdade pragmática é aquilo que é real de um sistema de valores, mas como verdade e realidade não são sinônimos, buscaremos, a partir da nossas verdades e realidade, trazer textos sobre tudo. Este blog também abordará assuntos acadêmicos referentes à psicologia e comunicação institucional. E com o tempo esperamos adicionar mais assuntos através de outros colaboradores.



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

5º parte do projeto: Análise de cenário

 
Imagem: fbmsistemas.com.br




Essa parte do trabalho é extensa e como sei que é cansativo ler textos muito grandes, (o que não quer dizer que não são necessários), serei o mais breve possível para não estendê-lo mais.
 Esta 5º parte pede para se analisar:

 Verificação circunstancial: Analisar como a empresa se encontra hoje. Como é vista no mercado por clientes e profissionais da área onde atua. Se vive um momento de crescimento ou de baixa.

 Variáveis e influências: Quais são os elementos contra e a favor para o patrocínio do evento. Analise o micro-ambiente,( o que pode ser controlado), e o macro-ambiente,( o que não pode ser controlado).

 Posicionameto institucional: Identificar os valores que prega.

 Caracterização da cultura organizacional: Identificar o tipo de cultura utilizada dentro da organização. Ex: Prega a participação dos funcionários. Outro: É de um relacionamento mais "frio" distanciado, etc.

 Como disse, brevidade para não estender. Colocarei esta parte do relatório que desenvolvi. Se tiver dúvidas das explicações acima dê uma olhada nele:

Ilustração: fazinternet.com.br



Ilustração: fralda.com.br









Diagnóstico – Análise de cenário



Verificação circunstancial


No tocante ao aspecto econômico, o Fleury se encontra em processo de crescimento, segundo relatório enviado para os acionistas, obteve crescimento de 11,2% no primeiro trimestre de 2010, comparando ao mesmo período do ano passado.


As unidades de atendimento registraram expansão de 12,9%. A receita média por unidade aumentou 16,2%. Em 12 de maio, o Fleury adquiriu em 100% as quotas da Di Diagnóstico, empresa criada há 22 anos em São Paulo, que atua no Hospital do Alemão, Oswaldo Cruz e no Hcor.


Em um estudo realizado pelo Brandanalitcs,e Millwardbrown, publicado pela revista Isto é dinheiro, em abril, fora qualificada como a 25º marca mais valiosa e a principal no setor de saúde no Brasil. O estudo apontou, que a marca Fleury tem um valor de 621 milhões.


Sua imagem perante os seus clientes e para a comunidade médica se encontra bem avaliada. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, nos dias 24 de maio a 5 de Junho de 2010, com 3260 clientes, demonstrou que a média obtida, em uma escala de 0 à 10, fora de 9,34. Em 2008, novamente pelo IBOPE, entre 15 à 20 de Agosto, uma pesquisa realizada com 500 médicos da cidade de São Paulo,indicou a marca como a melhor e mais confiável centro de medicina para 70% dos médicos.


Sua imagem na imprensa, também recebe uma boa avaliação. Em 538 reportagens que fora publicada sobre a área da saúde, segundo o relatóriio do Fleury para os seus acionistas, participou de 233 reportagens, sendo que em 9,5% a presença do grupo fora positiva, 5% classificados com efeito neutro e 3,5% como negativas.


Estamos vivendo em um período de ascensão social, o público, depois de conquistar elementos básicos da vida moderna, como os eletrodomésticos, começa a voltar as atenções para outros campos, como a educação; uma matéria da edição de domingo do Jornal da Tarde, do dia 12 de setembro aponta o aumento de investimento na renda das classes C e D em educação, a primeira alta desde 1999. Como consequência, a população investindo mais em sua intrusnção, acabara por ter mais contato com diferentes formas de arte, de lazer, o que inclui a bienal. A


percepção é de extrema relevância, ao se considerar que outra preocupação da população é com a saúde, que se encontra caquética nos serviços públicos, e logo, a procura por serviços médicos particulares será natural. É sábio investir na bienal, pelo público em fase crescente que atrai, e se tornar referência de maneira institucional para este público, que constitui a "nova classe média".


A bienal, depois de um momento de crise em 2008, se reestruturou administrativamente, e por isso está sendo muito aguardada para se por a prova o trabalho que a nova gestão está realizando, por isso ganhou destaque nos principais veículos de informação, além de sempre chamar atenção pelas obras e abordagens de certos temas de maneira não convencional, o que acaba criando a chamada "mídia espontânea", deixando em grande evidência o evento e seus patrocinadores, uma boa oportunidade de divulgação da marca.


Variáveis e influências


Legal: o investimento em projetos culturais está recebendo apoio por parte do governo, através de benefícios fiscais pela lei Ruoanet, onde esta, isenta do imposto de renda, 40% do somatório de doações e 30% do somatório de patrocínio.


Cultural: como a bienal expôe trabalhos de diversos artistas estrangeiros, acaba atraindo projeção e público internacional, propiciando o intercâmbio cultural e movimentando a economia local.


Econômico: economia brasileira estável e projeção de crescimento. Poder de compra elevado, que acaba estimulando o consumo.


Social: mudanças de hábitos devido a ascensão social, número crescente de usuários de internet, maior investimento na educação própria ou dos filhos. Realização de viagens longas, por ser um momento propício financeiramente, ou outras formas de lazer.


Política: estudo realizado em 2008 pela fundação Instituto de Administração, o FIA, ligado a usp, os investimentos na área da saúde no País são os mesmos de há 15 anos atrás. (50 bilhões, 280 R$ por pessoa). Está acima da América Latina, mas não chega a metade da média mundial de 806 U$$. Considerando o que arrecada o investimento brasileiro cai para menos da metade, em relação aos vizinhos latinos americanos. Ressalta que precisaremos de mais investimentos no futuro, comparando aos nossos vizinhos, obtemos piores resultados em Mortalidade infantil e expectativa de vida.


Analisando a política assistencialista que o atual governo utiliza como carro-chefe dos avanços que imprimiu em nossa sociedade, que gasta cerca de 13,11 Bilhões de reais, deixa de lado investimentos em infra estrutura, (crise nos aeroportos), educação e novamente a saúde.


Com todas as informações anteriores, fica claro o público em potencial que está se criando para o mercado das redes privadas, o que exige um bom planejamento de comunicação das entidades atuantes na área.




Posicionamento institucional


O Fleury tem como estratégia perpetuar sua qualidade em serviços e expandi-la cada vez mais, com uma oferta de valor agregado superior no mercado; ampliando cada vez mais sua reputação.


Seu reconhecimento e liderança são reflexos de sua excelência médica com serviços inovadores e confiantes.


Este posicionamento significativo exalta seu sucesso com relacionamentos duradouros com grande maioria de seus clientes e credibilidade juntos com os operadores de planos de saúde, empresas, laboratórios, etc.


O grupo Fleury deixa de ser somente um laboratório de análises clínicas para ir além se mostrando preocupado com o lado humano, família e de todo o seu público alvo.


São 84 anos de solidez, competência e resultados consideráveis, junto com o crescimento no setor onde despertou interesse de investidores nacionais e até internacionais.


Ele reforçou seu posicionamento de “fazer a diferença” como estratégia, inclusive com soluções integradas completas e em todos os setores em que atua.


Para complementar seu posicionamento institucional, houve maior integração de sua administração, com operações de sistemas de atendimento e áreas técnicas em toda a marca de medicina diagnóstica otimizando a rede de atendimento.


Houve grandes aquisições para expansão de atividade e a busca por ampliação do conhecimento na área da saúde é uma de suas maiores características.


Em relação ao meio ambiente, ano após ano só aumenta seu compromisso com um sistema que diminua cada vez mais os impactos ambientais.Tanto que desde 2002 está inserida á ISO14001, que define os requisitos necessários para uma gestão ambiental.


Desenvolve também um modelo sustentável com metas rigorosas para reduzir os impactos com uso adequado de seus recursos naturais.


O tema sustentabilidade tem recebido atenção especial no grupo, tanto que foi criada uma área coorporativa especifica para a gestão de qualidade e meio ambiental.


Também contribui com o incentivo cultural, desenvolvendo diversos projetos sociais ao longo dos anos, realizando parcerias,( Hospital Samaritano), ou como em 2009, ( se utilizando do benefício fiscal), instituido pela lei Rouanet  o projeto Reciclando Sonhos, que se utiliza da dança como atividade de inclusão social.


Caracterização da cultura organizacional


O grupo se utiliza-se de uma cultura organizacional participativa com os seus funcionários em todos os níveis através de normas,valores, atitudes e expectativas compartilhados com estes.


Prioriza nesta cultura a participação ativa de todos para obtenção de resultados de suas equipes com a manutenção da estabilidade; fazendo com que os funcionários entendam  participem e compartilhem uma cultura.


O Fleury foca na atualização e capacitação de sua equipe com treinamentos e reciclagem para este público interno.


Utiliza também um programa de unificação com todos os colaboradores com treinamentos incluindo os valores, visão, missão do grupo.


Política atual de Comunicação


Mantém total transparência com seus públicos de relacionamento com canais consolidados e tradicionais que contribuem para o desenvolvimento da companhia.Um dos exemplos é um relatório anual que desde 2005 mostra todas as suas demonstrações de resultados, no setor financeiro, etc.


Conta também com uma publicação impressa com o título de Informe ao Acionista que tem como objetivo apresentar os resultados trimestrais e apresenta os principais acontecimentos na Unidade de Negócios e todas as ações corporativas.


Realiza também o encontro de líderes com a participação de gerentes e diretores da organização.


E por fim, com o site que apresenta informações completas, sobre a sua história , setor de atuação, diferenciais, etc.


Veículos de Comunicação


Utiliza-se uma comunicação direta e eficaz, com informações variadas e sempre atualizadas em seu site, inclusive com press releases; com informações de anos anteriores até o ano de 2010,


A revista Fleury Saúde em Dia, que foi lançada em Junho de 2007, que transmite conceitos de saúde, bem estar, qualidade de vida, prevenção com informações de especialistas no assunto.


E por fim, recentemente tem investindo em propagandas em alguns veículos de comunicação; que mostram o grupo com uma imagem bem familiar, um “algo mais”; como os próprios vídeos informam; com soluções para ocasiões inesperadas e lidando também com o ser humano de forma tranqüila e com a qualidade sempre esperada.





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